Criança e organização combinam?

Todo mundo sabe que quando se tem criança em casa é bem difícil manter a ordem e a organização. Mas, sabemos também que uma criança criada com organização tem mais chance de ser uma adulto organizado. E a organização é necessária não só na vida pessoal como também na profissional, porque facilita muito as coisas.

Mas como incutir a organização na vida de seres tão pequenos. A primeira resposta para essa pergunta, é dar o exemplo, pois criança aprende repetindo o que vê e, se você não se esforçar para ser pelo menos um pouco organizado, seu filho ou filha também não conseguirá ser.

Para se conseguir o sucesso na organização com os pequenos, é necessário convidá-los a fazer parte do processo e estipular tarefas que podem ser cumpridas por eles, dependendo da idade em que estão.

Centrar a organização nos seus próprios objetos, pode ser o pontapé inicial e ao longo da vida ir implementando novas tarefas fora do âmbito de suas próprias coisas, de seu quarto.

Manter os objetos ao alcance das mãos e dos olhos também é uma sugestão importante, pois quando ela tirar um brinquedo saberá onde colocar de volta.

Identificar os brinquedos e livros com ilustrações ou etiquetas quando já sabem ler, facilita na localização do item preferido.

Categorizar e separar os itens do quarto por tipo, também ajuda na organização e traz rapidez na hora da procura.

Facilitar o acesso da criança às coisas que deve manter em ordem é essencial para que ela sinta a responsabilidade que tem em fazer as tarefas propostas.

Você também tem que fazer sua parte (lembra do exemplo ?), então uma vida organizada com rotina e horários pré-estabelecidos vão ajudar a criança a entender que há organização e ordem na casa.

Içami Tiba, psiquiatra e educador, que nos deixou recentemente, dizia que "É a dificuldade de organização que favorece a bagunça e, na bagunça, dificilmente as pessoas conseguem produzir.", então cabe a nós ouvir o grande mestre e contribuir para criar mentes mais produtivas, afinal nossas crianças merecem.

Um grande beijU da Alê Criballi

Quer ver dicas sobre organização. Segue a gente no facebook: https:www.facebook.com/organizandU

Gostou? Então nos ajude a espalhar esta mensagem por aí!



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *