Sim! É possível acabar com a bagunça

Cada pessoa tem seu jeito de ser e lidar com as coisas de forma diferente, mas não podemos negar que a falta de organização é um problema geral e em qualquer lugar do mundo vai ter pessoas mais desorganizadas que outras.

Se você é daquelas pessoas que já tentou arrumar a casa, mas começou e parou mais de mil vezes e por isso, não acredita que um dia será possível acabar com toda essa bagunça. Eu posso te garantir que isso é possível.

Eu tenho lido os livros da japonesa, Marie Kondo, especialista em organização e aprendo bastante com ela. Uma das coisas que ela aconselha é fazer toda a organização de uma única vez, começar e não parar até finalizar toda a organização. Para isso ela sugere que se estabeleça uma ordem.

Vou tentar resumir aqui o que ela conta em seu livro A mágica da organização. O desafio é grande, mas acredito que é possível e ademais, caso você não consiga encarar o desafio sozinho pode contar com a equipe da OrganizandU pra te ajudar.

Comece organizando as roupas. Geralmente, o closet ou armário de roupas é o lugar que você tem mais contato e o primeiro que vê quando acorda e isso pode até causar certo desconforto quando ele está em desordem. Por isso, e, por ser mais fácil visualizar os resultados rapidamente, o closet é o melhor lugar pra você começar a sua Maratona da Organização.

E para se sair bem nesta batalha pela organização é muito importante começar pelo descarte, uma vez que possivelmente você tem mais roupa do que espaço para acomodá-las.

Então comece dando uma olhada no que já não usa mais ou está fora de moda. Separe em 3 sacos ou cestos, um para doação, outro para conserto e outro para descarte. E preste atenção, não vale separar as coisas e mandá-las para a casa da mãe, por que lá não é depósito e você precisa desocupar espaço na sua casa, mas sua mãe não merece ficar com a casa e entulhada, né?

O próximo passo é organizar os livros. Coloque todos os livros que você tem no mesmo local assim você vai conseguir avaliar a quantidade que possui, depois veja os títulos que guardou para ler de novo, mas nunca o fez.  Junto aos livros nós costumamos guardar apostilas de cursos que fizemos há 2, 5 ou 10 anos e que nunca abrimos para consultar, afinal com o advento da internet sempre recorremos ao Google quando queremos consultar sobre qualquer assunto. Então, jogue sem dó as apostilas amareladas.

Eu sempre utilizo o mesmo método para organizar livros: primeiro defino o espaço que tenho disponível para guardar os livros (já que não tenho uma biblioteca) e depois vou organizando todos dentro deste espaço determinado e o que não couber tem de ser doado ou descartado. Comigo funciona bem, por que só fica o que extremamente necessário e o que eu sei que vou ler ou preciso ter para consulta ou ainda faz parte de uma coleção que não quero me desfazer, porque espero que um dia meu filho leia também.

Depois é a hora de organizar os papéis de escritório. Esta é a fase mais demorada e requer muito empenho, pois o volume costuma ser bem grande.

Segundo a escritora Marie Kondo você deve descartar tudo. Mas, não sejamos tão radicais.

Siga as orientações de especialistas da área e descarte conforme o documento e o tempo apropriado de guarda. Link aqui de um guia útil:

http://infograficos.oglobo.globo.com/economia/defesa-do-

consumidor/saiba-por- quanto-tempo- guardar-documentos/contrato- de-

trabalho

Lembrando que agora, com a internet, também ficou mais fácil pegar um extrato anual, por exemplo da conta de luz e você pode jogar todos os comprovantes mensais. O extrato do cartão você pode jogar mês a mês, já que um já consta o pagamento do anterior.

Agora é mão na massa e começar o descarte!

Um grande beijU da Alê Criballi

Quer ver dicas sobre organização. Segue a gente no facebook: https:www.facebook.com/organizandU

Gostou? Então nos ajude a espalhar esta mensagem por aí!



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *