Como organizar usando cestinhas organizadoras

Tenho percebido em algumas conversas sobre organização que algumas pessoas acham que pra se tornar uma pessoa organizada basta comprar algumas cestinhas e pronto, a mágica está feita! Não, não é bem assim, deixa em te contar: Primeiro por que não existe mágica na organização e comprar cestinhas sem critério ou conhecimento só vai transferir a bagunça de lugar. Cestinha não é a salvação da pátria em se tratando de organização e não resolve todos os problemas.

Como existe uma infinidade de cestinhas no mercado e uma infinidade maior ainda de tipos de armários e de diferentes coisas que as clientes têm para armazenar, fica difícil para uma pessoa leiga saber qual a cestinha certa para cada coisa. O segredo aqui é pensar e planejar a melhor opção para atender àquela necessidade específica da cliente.
Pra ser uma PO – Personal Organizer ou organizadora de ambiente você tem de estudar bastante, fazer diversos cursos, estar por dentro das novidades que o mercado oferece e trabalhar muito em diferentes tipos de casas para se especializar e tomar as melhores decisões na casa de cada cliente.

Não existe mágica na organização, porque organizar é planejar, calcular, ir atrás das melhores ferramentas para atender nossos clientes. É trazer o que há de melhor para solucionar cada problema e mais do que isso é fazer a cliente entender que não precisa ter em casa coisas que não usa e que só alavancam seus espaços.
Qualquer um pode entrar numa loja e comprar um monte de cestinhas, mas o problema está em verificar se essas cestinhas são mesmo as corretas para o tipo de produto que temos em casa. Um exemplo típico é comprar cestinhas baixas para produtos altos, com certeza isso não vai dar certo, porque quando você for tirar a cestinha do lugar (já que uma das funções das cestinhas organizadoras é a praticidade para acessar locais difíceis dentro do armário) os produtos vão cair.

Outra dificuldade em encontrar a cestinha certa é que é necessário medir o local antes de sair comprando um monte de opções. Seguir um padrão de cores, mas não de tamanhos, já que tamanhos diferenciados podem ajudar a ganhar mais espaço no armário. As cestinhas também são ótimas para fazer setorização e podem ser identificadas com etiquetas para facilitar.

Numa de minhas visitas técnicas encontrei um armarinho de banheiro bem desorganizado (foto 1) e marquei a organização para dali dois dias, para minha surpresa a empregada da casa, sabendo que sua patroa havia me contratado resolveu organizar o tal armarinho e deu seu jeito, usando uma cesta que já estava no local (foto 2), na concepção dela o armarinho ficou organizado, mas não, não ficou ele ficou arrumado (pra ver a diferença de organizado e arrumado, entra neste link aqui), então eu acabei usando as cestinhas do tamanho e quantidade certa e tudo ficou organizado, pois facilitou o manuseio na hora de usar, já que tudo ficou setorizado e fácil de voltar ao local.

Essa preocupação de conhecer e trazer o melhor faz parte do trabalho de toda boa profissional, em qualquer área de atuação. É isso que nos torna profissional no assunto e torna nosso trabalho diferenciado.

Eu, por exemplo, reservo um dia da semana para visitar lojas físicas e online atrás de novidades em organização. Novidades que sejam úteis e que resolvam realmente o problema que detectamos na visita de reconhecimento do local a ser organizado.

Então, da próxima vez que for comprar cestinhas tenha em mente o que quer organizar e se precisar de ajuda fale comigo, que terei o maior prazer de te ajudar.

 

Um grande beijU da Alê Criballi

Quer ver dicas sobre organização. Segue a gente no facebook: https:www.facebook.com/organizandU

Gostou? Então nos ajude a espalhar esta mensagem por aí!



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *