Método Pomodoro pode contribuir com o fim da procrastinação, ato de adiar algo

Se você frequentemente pensa “pra que fazer hoje se posso fazer amanhã?”, e deixa os afazeres para depois, pode ser que sofra de um terrível hábito. E esse “monstrinho” tem nome: procrastinação.

No ato de adiar algo ao máximo que puder, a pessoa tem como hábito deixar tudo para a última hora, como uma tarefa, por exemplo, e assim acaba por obter resultados ruins, influenciando até na qualidade de vida. Esse hábito gera uma grande perda de produtividade, além de estresse e sentimento de culpa.

Este vício é comum em muitas pessoas, mas saiba que é possível vencê-lo com algumas mudanças. O mais importante é ter consciência da importância de concluir o que precisa, de fato, ser feito. Definir prazos, enumerar suas tarefas ou fazer de imediato o que estiver pendente são maneiras de evitar a procrastinação.

O método Pomodoro pode ser um grande auxiliar para ajudar nesta difícil tarefa de acabar com esse hábito da procrastinação. Uma forma bem simples que consiste em trabalhar por bloquinhos de tempo, começando e terminando a tarefa no mesmo, período sem deixar nada para depois.

A metodologia nasceu quando o italiano Francisco Cirillo estava procurando por um método de gerenciamento de tempo. Com a técnica é possível aumentar sua concentração, e principalmente sua produtividade.

Basta apenas dividir seu tempo de trabalho em diversos blocos de 25 minutos, chamados de Pomodori (plural de pomodoro). A ideia é trabalhar em suas tarefas ininterruptamente, fazer pausas de descanso entre um ciclo e outro de aproximadamente 5 minutos, e descansar por 15 minutos ao final de quatro ciclos completos.

Os objetivos da técnica Pomodoro são:

– Aumentar sua concentração

– Aumentar sua produtividade

– Diminuir as interrupções

– Aprender quanto tempo você demora em cada tarefa

– Aliviar sua ansiedade (que aumentam com a procrastinação)

Mas antes de começar a utilizar a técnica Pomodoro é preciso se organizar e fazer uma lista de tarefas a serem executadas durante o dia. Precisam ser itens que são realizáveis naquele dia. Depois é necessário cronometrar o tempo, com o auxílio de um despertador, que pode ser do celular, relógio ou até mesmo um timer de cozinha, e colocá-lo para despertar a cada 25 minutos e ir riscando todas as tarefas feitas até as pausas. Não interrompa os momentos de descanso! É importante que esse tempo seja respeitado.

O método ainda exige que em cada Pomodoro deva ser realizada uma tarefa, nem mais, nem menos. Mas, afinal, “e se eu terminar antes do Pomodoro acabar?” Então você pode responder um e-mail, ou revisar o trabalho, isto é usar o tempo restante para algo que poderá ser feito rapidamente.

Pra quem tem o hábito de deixar tudo para depois, a técnica Pomodoro pode ajudar muito porque é mais imediatista. Você programa o que fazer com a ajuda de uma lista e com o tempo definido você coloca a mão na massa e faz sem adiar.

É fato que é necessário muito empenho e dedicação, mas pra quem precisa de motivação e foco para cumprir tarefas, essa é uma boa opção.

Há pessoas que não vão gostar muito deste método por que podem se sentir pressionadas ou tendo de fazer tudo com pressa. Mas o segredo é fazer uma lista com tarefas possíveis de serem realizadas em um pomodoro, ou 25 minutos. Pois, com a realização das tarefas propostas no dia, a sensação de dever cumprido e de triunfo pode imperar e dar mais prazer para continuar desenvolvendo a técnica.

Há alguns meses eu tenho trabalhado com a técnica e só tenho elogios a fazer, pois com ela consigo focar mais no que preciso fazer e minhas atividades tem começo, meio e fim, além do que consigo definir minhas prioridades e organizar melhor meus horários e tarefas diárias.

Em suma, a técnica Pomodoro pode ser muito útil para se organizar com as tarefas do dia a dia, ajudando assim a executar todas os trabalhos pendentes com êxito e acabar com o mal hábito de procrastinar.

Mas o mais importante é que este método é apenas um ponto de partida para você que está perdido no meio de tantas tarefas a fazer. O que vale mesmo é você testar o método e verificar se ele é adaptável ao seu modo e estilo de vida e caso você se sinta confortável começar a utilizá-lo ou adaptá-lo a outras técnicas existentes.

Bom, agora é mãos à obra para colocar em prática a técnica.

Texto publicado originalmente na Revista Nova Família, onde Alê Criballi é colunista.

http://revistanovafamilia.com.br/carreira-negocios/recurso-ajuda-acabar-com-procrastinacao/

Um grande beijU da Alê Criballi

Quer ver dicas sobre organização. Segue a gente no facebook: https:www.facebook.com/organizandU

Gostou? Então nos ajude a espalhar esta mensagem por aí!



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *