Minimalismo: estilo de vida que busca somente o necessário para viver

Menos é mais! Ou menos é demais! Como diz o nome do novo programa de TV, e que eu acredito ter mais a ver como propósito do minimalismo, já que ele é feito a partir de escolhas e só fica o que realmente é útil para você.

O minimalismo pode ser considerado um estilo de vida em que os adeptos buscam utilizar o mínimo de recursos para viver, ou seja, vivem somente com o necessário. De antemão, você pode até estranhar e se perguntar como alguém consegue viver com o mínimo neste mundo capitalista em que vivemos, mas se invertemos os papéis, por um momento, a questão que fica é: será que o que obtemos ao longo da vida é realmente necessário ou um luxo?

Essa questão nos faz repensar sobre diversas coisas, entre elas nossos hábitos. Ser minimalista é mais que um lifestyle, ou um modismo. É ter o poder de tomar decisões mais acertadas e de um modo muito mais consciente. É muito mais do que apenas se livrar dos bens materiais, ao contrário do que alguns pensam, é aprender a dar valor ao que realmente tem importância, já que preço e valor são divergentes. Já que em alguns casos você paga o preço que for, dependendo da necessidade momentânea que tem e do valor que dá aquilo.

Quando tomamos consciência das coisas realmente valiosas para nosso viver, passamos a nos tornarmos pessoas mais felizes, centradas e tranquilas. Isso porque acabamos por dar mais relevância às coisas simples, substituímos, então, o restaurante grã-fino pelo almoço em companhia dos amigos e familiares. Ou ter 80 calças no guarda-roupa, por ter cinco e usá-las constantemente, daí liberamos espaço para o novo. Nessas pequenas mudanças passamos a enxergar, que na verdade, as melhores coisas da vida são de graça. É sempre melhor ser do que ter, então sobra dinheiro para aquele curso que queremos fazer ou aquela viagem dos sonhos.

Essa mudança de vida pode ser radical para alguns, mas é preciso entender que simples ações atreladas à força de vontade têm um poder maior do que se possa imaginar. É importante dizer que para ser minimalista não existe regra. Cada pessoa obtém um resultado diferente mediante a seu esforço, pois ele não tem uma fórmula específica: você decide o que é mais importante e necessário na sua vida. Posteriormente, a partir das escolhas que fazemos, compreendemos que há um bem maior por detrás das nossas atitudes.

 Efeitos positivos do minimalismo:

 Liquidação de dívidas

– Conta bancária mais saudável

– Decisões mais conscientes e confiantes

– Reutilização/reciclagem/reaproveitamento de coisas

– Limpeza mental, emocional e financeira

A felicidade é a palavra e o minimalismo o instrumento. Cabe à você fazer as melhores escolhas.

Um grande beijU da Alê Criballi

Quer ver dicas sobre organização. Segue a gente no facebook: https:www.facebook.com/organizandU

Gostou? Então nos ajude a espalhar esta mensagem por aí!



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *