Cozinha mais prática

A cozinha é, com certeza, um dos principais ambientes da casa, por isso a disposição de cada item dentro dela tem de contribuir com sua praticidade e funcionalidade.
Infelizmente não é o que vemos por aí, então preparei essas dicas pra você que já tem e quer melhorar a sua, ou pra você que está montando sua cozinha nova. Vale à pena ler e se atentar a cada um dos toques.
1.É importante que a geladeira e o micro-ondas fiquem distantes da geladeira já que quando estão próximos é exigida uma maior freqüência de trabalho do motor da geladeira, aumentando o custo com energia.
2.Utensílios usados com maior freqüência, como colheres, conchas, pegadores de arroz, podem ficar em uma bancada em cima de um porte charmoso.
3.Os itens relacionados ao café, principalmente se você faz café todos os dias, devem ter um cantinho para lês, de preferência numa bandeja ou numa cesta. Açúcar, pó de café, cafeteira e xícaras sempre ä mão vão facilitar sua vida na hora da preparação do seu pretinho básico.
4.Os alimentos que acompanham o café (bolacha, torradas, biscoitos, barrinhas de cereais) também devem ficar juntos e de preferência num armário próximo ä bandeja de café.
5.Temperos e condimentos podem ficar em um porta-tempero pequeno sobre ou sob a bancada ou numa gaveta ou porta especialmente desenhada para temperos ao lado do forno, porque vão te ajudar a preparar a comida mais rapidamente.
6.As panelas costumam ser volumosas e ocupam bastante espaço nos armários, por isso depois de ver diversas opções de locais para guardá-las, chegamos a conclusão que o melhor lugar para suas companheiras do dia a dia é um gavetão, porque o gavetão vai acompanhar o peso das panelas e ser fácil de abrir.
7.Ter um tábua de vidro em cima da bancada, onde você vai preparar os alimentos, também vai ser bem útil e resolver seu problema de definição de espaço para corte dos alimentos,
8.Na hora que tiver organizando seus pratos e copos, pense no uso que dá a eles, sendo assim separe os usados no dia a dia daqueles usados somente em ocasiões especiais. Mesmo que fiquem todos no mesmo local, coloque os que são usados com mais freqüência na frente.
9.Uma fruteira é item indispensável na sua cozinha, ainda mais se tiver criança ou se preza por uma alimentação mais saudável, porque só o fato dela estar acessível já vai te ajudar a consumir mais este alimento tão rico.
10.Lembre-se de dar uma olhada na postagem sobre organização de geladeira aqui
e siga as dicas.
11.Dentro dos armários a organização por setorização vai facilitar sua rotina, pois quando pensar em potes plásticos não vai precisar ficar abrindo todas as portas pra achá-lo.
12.Guarde os panos de prato ou copa em rolinhos ou dobrados na vertical e faça a dobra de forma que consiga ver o desenho ou estampa de cada um.
13.Falando em panos de prato, eu até hoje não vi ainda uma casa que consiga usar aquele suporte de colocá-los que vem nas cozinhas planejadas. Se você usa, continue usando, afinal eles foram feitos pra isso. Agora, se não consegue usá-lo não se sinta mal, eu também já tive ele em várias casas que morei (e olha que já mudei de casa 8 vezes em 20 anos de casada), até por isso me sinto segura em dar essas dicas, porque já experimentei diversas idéias. Mas, voltando, seu pano de prato pode ficar no puxador da gaveta, na porta do seu forno, ou ainda, num ganchinho da 3M ou num suporte, mas sempre próximo da pia, onde você vai usar mais.
14.Além do pano de prato, você também vai precisar de um bate mão que serve para enxugar a mão num pano diferente do que você seca a sua louça. Ele pode ficar na porta da geladeira, eu já vi alguns próprios para geladeira vendendo por aí.
15.Seus alimentos como, arroz, feijão, açúcar e farinha serão melhor armazenados e ficarão mais bem protegidos se ficarem acondicionados em vidros ao invés de plásticos, ou caso achem os vidros perigosos, principalmente se tiver crianças em casa, aconselho usar os potes herméticos de acrílico, além de lindos, eles conservam o alimento muito bem. Outra dica é escolher os potes de vidro ou acrílico retangulares e empilháveis, pois otimizam espaço.
16.Tenha uma luz branca na cozinha ela melhorará muito seu trabalho, ainda mais à noite.
17.Evite tapetes escorregadios na cozinha, mas não abra mão de um próximo à pia.
18.Não misture, em hipótese alguma, alimentos com produtos de limpeza, porque isso pode afetar sua saúde. Falei disso aqui.
19.Por último, guarde tudo o que usa com menos freqüência nos armários do alto, mas o mais importante faça uma sessão de desapego e destralhamento e fique somente com o que usa na sua cozinha. Você vai ver como sua vida vai fluir melhor. Nos vemos em breve.

Um grande beijU da Alê Criballi

Quer ver dicas sobre organização. Segue a gente no facebook: https:www.facebook.com/organizandU

Gostou? Então nos ajude a espalhar esta mensagem por aí!



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *