Dicas para evitar o desperdício de comida

Desde cedo, nossos pais nos ensinam a importância de não jogar comida fora, geralmente com a famigerada frase “coloque em seu prato somente o que você dará conta de comer”. Ao longo do tempo mantemos com fé o ensinamento, porém, deslizes acontecem. Não propositalmente, mas grande parte da comida pode estar sendo descartada simplesmente por falta de planejamento, ou melhor, organização.

Se você percebe este hábito em sua família, saiba que todo dia é dia de mudar. Existem alguns modos e adaptações simples, que aplicados em sua rotina podem lhe ajudar a evitar o descarte desnecessário dos alimentos. A palavra primordial nesta missão é, com certeza, planejamento.

1 – Na ponta do lápis
Antes de tudo (de ir ao mercado, principalmente) pegue a caderneta e faça seu próprio planejamento. Anote as refeições que serão feitas na semana para que você compre apenas o que realmente necessita.

2 – Dia de feira
Feira ao ar livre é tudo de bom, afinal, só lá encontramos produtos verdadeiramente frescos e até mesmo orgânicos. Mas antes de colocar na sacola esteja atento! Hortaliças e frutas tendem a perecer rapidamente.  Por isso, compre pequenas porções que têm chance de serem consumidas logo.

3 – Tudo termina em pizza
Geralmente no fim de semana temos o costume de comer fora, ao menos um dia. Portanto, esteja esperto quanto a essa eventualidade ao planejar o cardápio semanal de sua família. Caso não saia, outra possibilidade é preparar algo com o que sobrou do almoço, por exemplo.

4 – À vista
Sempre que puder, procure manter os alimentos visíveis, principalmente os que possuem menor validade. Algumas frutas como banana, maçã, laranjas e outros conseguem sobreviver sem refrigeração, basta ter uma fruteira. O fato é que quanto mais visível os alimentos estiverem, mais rapidamente serão consumidos. Portanto, nada de escondê-los!

5 – Quem vai primeiro?
Quando for guardar os alimentos, procure separar  entre os que foram recentemente comprados e têm maior validade, dos que já estão guardados há um tempo. Sendo assim, sempre que for cozinhar ou consumir, considere escolher primeiro os mais “antigos”.

6 – Organize!
Falando em guardar, ao armazenar os alimentos organize-os por tipo. Assim, sempre que olhar na geladeira, por exemplo, saberá exatamente quanto de cada coisa ainda está disponível para uso e o que precisa ser reposto.

7 – Reutilizar é importante
Às vezes compramos determinados ingredientes apenas para uma receita em especial. A dica é tentar usar os mesmos em outras receitas, ainda que você precise adaptá-lo ou usar no lugar de outro ingrediente. Assim, nada fica mofando no armário.

Evitar o desperdício de alimentos é ser responsável. Estes passos mostram como é simples mudar alguns hábitos em nossa vida para algo maior, portanto, coloque as dicas em prática e lembre-se: a mudança começa em nós!

Um grande beijU da Alê Criballi

Quer ver dicas sobre organização. Segue a gente no facebook: https:www.facebook.com/organizandU

Gostou? Então nos ajude a espalhar esta mensagem por aí!



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *