Como fazer boas escolhas?

Se a vida fosse um filme, seríamos considerados os protagonistas de nossa própria história. E, justamente por isso, vez ou outra e em determinados âmbitos, nos encontramos encurralados sobre qual o melhor caminho a seguir.

Tomar uma boa decisão é algo relativo e depende da singularidade de cada pessoa: Como ela pensa, como sente e enxerga as coisas. Uma boa escolha pode influenciar na harmonia de cada um, e, consequentemente fazer com que esse indivíduo se sinta realizado.

A organização, seja de um ambiente ou como um estilo de vida, está ancorada ao que considero uma boa escolha. Isto porque, com ela aprendemos, por exemplo, que é preciso tomar decisões sobre o que manter ou desapegar para que as coisas fluam.

E não estamos falando apenas sobre o lado material, organização vai muito além deste pilar, ela trabalha também com o lado psicológico e, em geral, a forma como enxergamos as coisas.

Mas como faço para minha vida fluir sendo organizada?

Coloque as  mãos na massa se livrando da bagunça que lhe impede de prosperar. Existem alguns pontos que podem ajudar você refletir e chegar na melhor decisão sobre o que manter ou se desapegar pra valer:

Avalie o que não é necessário. Pare, pense sobre seus bens materiais. Será que realmente precisa de todas as coisas que tem? É importante conseguir avaliar de forma racional se elas realmente se encaixam ou fazem sentido na sua vida. Muitas vezes nos apegamos a coisas que não precisamos de verdade.

Esteja disposto a se desapegar.

“Mas… É só por precaução”. Temos essa mania de manter coisas que não precisamos com o pensamento de que um dia ela será necessária. A verdade, é que essa é uma desculpa que criamos para acumular bagunça. Para mudar essa história, é preciso treinar a mente até que ela interprete essa mania como algo errado e tóxico para sua vida. Como fazer isso? Se questionando sempre sobre a importância de cada objeto! É óbvio que este é um exercício diário, mas que, como qualquer outro, pode render frutos, tudo depende da sua dedicação!

Segurança

Como é possível passar segurança para si mesmo, seja para fazer uma escolha ou definir algo importante, em meio à bagunça? Não tem como! Ela nos deixa para baixo, sem motivação ou esperança. A desorganização remete a coisas não resolvidas, portanto, antes de tomar uma decisão, arrume sua confusão! Você terá mais inspiração, tenho certeza.

Pode parecer besteira, mas a desordem pode, em casos severos, levar alguém ao fracasso em vários âmbitos da vida. Mas, isso só acontece se a pessoa em questão permitir! Por isso, a organização pode ser considerada um anjo da guarda que nos orienta a fazer boas escolhas para uma existência harmônica e de sucesso. Não permita que a bagunça deprecie outros pontos da sua vida!

Bem, não importa qual seja o destino, é fundamental que tenhamos em mente que somos inteiramente responsáveis pela forma que nossa vida flui. O mais importante de tudo é que façamos escolhas que tragam boas reflexões, ensinamentos e causem plena satisfação.

Curtiu as dicas? Conta pra mim nos comentários!

Um grande beijU da Alê Criballi

Quer ver dicas sobre organização. Segue a gente no facebook: https:www.facebook.com/organizandU

 

Gostou? Então nos ajude a espalhar esta mensagem por aí!



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *