7 erros que dificultam a ação de organizar

Um dos objetivos principais da organização, é facilitar a vida, otimizar nosso tempo e, com isso, trazer benefícios para uma vida plena e saudável. Para isso, existem muitos métodos que prometem nos auxiliar na tarefa de organizar os ambientes. O que acontece, é que às vezes nos deparamos com estratégias e praticas embaraçosas, que ao invés de ajudar, acabam nos atrapalhando a organizar.

Podemos listar alguns dos principais erros cometidos na hora de organizar. Confira:

1 – Empilhar documentos

O problema em empilhar documentos, é que, por mais que aparentem, não estão organizados de verdade. Isso porque, toda vez que você precisar de um documento específico, seja numa situação de emergência ou não, terá que analisar a montanha que empilhou, fazendo você gastar muito tempo (e desorganizar tudo!). Por isso, quando a tarefa for organizar documentos, pense em separá-los por categorias e em pastas diferentes. Você pode até usar etiquetas e cores para facilitar na hora de visualizá-los!

2 – Sacolas plásticas de supermercado

Acumular sacolas plásticas de mercado é um habito que muita gente tem. Geralmente, pensamos em guardá-las para depositar lixo ou para guardar outras coisas. Neste ponto, elas são realmente úteis! O problema neste caso é o excesso de sacolas. Você não precisar guardá-las toda vez que fizer compras no mercado. O segredo é ter limites!

3 – Seguir regras de outra pessoa

O ser humano é singular em vários aspectos. Às vezes, o que funciona para uma pessoa, simplesmente não funciona para outra, incluindo regras de organização. Por isso, é importante que cada um respeite a forma do outro de organizar suas coisas. No caso de casais (e até família!), uma dica legal, é que tentem decidir juntos as regras de organização para cada ambiente da casa.

4 – Caixas em excesso

Hoje no mercado, existem muitos tipos de organizadores para o lar que facilitam (muito!) a vida de qualquer pessoa. Assim como as sacolinhas, este objeto só traz problemas se for em excesso. Por isso, certifique-se sobre a quantidade de caixas que possui em casa e o que cada uma carrega. Se você se perder em meio a essa inspeção, talvez seja um alerta para diminuir o uso do objeto.

5 – Esconder coisas de si mesmo

Esconder objetos de si mesmo é um grande alerta. Isso pode significar que você está guardando coisas sem utilidade alguma. Mesmo que tenha um cômodo separado apenas para esses “trecos”, você sabe que eles apenas estão ocupando espaço que poderia ser utilizado para coisas que realmente têm importância. Além disso, guardar coisas que não se usa nunca pode atrair problemas maiores como bichos e mau odor, deixando a casa com a energia desagradável.

6 – Comprar compulsivamente

Sempre, antes de adquirir qualquer objeto, é de máxima importância pesquisar bastante sobre ele. De fato, a internet facilitou a compra e venda, mas isso não significa que você deve adquirir coisas impulsivamente sem analisar valores, material do produto e se ele será realmente útil em sua vida.

7 – Esquecer-se de desfazer de objetos ao organizar

Ao contrário do que se pode pensar, o ato de organizar vai além de colocar as coisas em seus devidos lugares. Ao organizar, precisamos também encarar a tarefa como uma faxina e ir se desfazendo de objetos que perderam a utilidade. Além de otimizar os espaços, mantemos apenas coisas que possuem sentido para nós.

Esta matéria foi inspirada nesta outra aqui https://revistacasaejardim.globo.com/Casa-e-Jardim/Dicas/noticia/2016/08/8-erros-de-organizacao-que-tornam-tarefa-mais-dificil.html

Curtiu as dicas? Conta pra mim nos comentários!

Um grande beijU da Alê Criballi

Quer ver dicas sobre organização? Segue a gente no facebook: https:www.facebook.com/organizandU

Gostou? Então nos ajude a espalhar esta mensagem por aí!



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *