Como evitar o desperdício de alimentos por meio da organização

Na correria do dia a dia e, muitas vezes por falta de planejamento, acabamos por descartar muitos alimentos sem a menor necessidade. Apesar disso, com algumas dicas de organização e mudança de hábitos, é possível evitar que estes episódios aconteçam em seu lar. Com pequenas modificações é possível garantir uma vida mais econômica e ainda assim saudável.

Quer saber como? Confira algumas dicas de como evitar o desperdício de alimentos por meio da organização:

Planejamento

É muito importante que, antes de ir ao supermercado, você anote o que vai precisar comprar para passar a semana/mês. Fazer listas e cálculos é importante porque você vai diretamente ao objetivo, evita o desperdício de comida posteriormente e ainda poupa uma boa grana.

Planejando as refeições

Um modo de evitar o desperdício de comida é deixar uma ou duas refeições livres na semana e, se precisar, preparar o jantar com o que sobrou do almoço. Assim, caso um convite para almoçar fora apareça, você não terá grandes preocupações.

Manter alimentos mais visíveis

Não é legal deixar frutas e alimentos que estragam rapidamente escondidos na geladeira. Um grande exemplo é a banana. Você sabia que na geladeira ela amadurece/estraga muito mais rápido? Assim como a banana, algumas frutas não têm necessidade de ficar refrigeradas, por isso, procure sempre deixá-las numa fruteira, bem visível aos olhos. Aliás, a fruteira é um item indispensável na cozinha, ainda mais se houver crianças em casa ou prezar por uma alimentação mais saudável!

Conservar melhor os alimentos

Geralmente, quando abrimos um pacote de milho e não o utilizamos por inteiro, guardamos o restante na própria embalagem, certo? Pois é, mas você sabia que esse hábito não é bacana para o alimento? Depois de abertos, os cereais (aveia, arroz, linhaça), devem ser guardados em potes herméticos que garantem uma conservação melhor. Outra dica é escolher potes de vidro ou acrílicos retangulares e empilháveis, pois otimizam espaço.

Um ingrediente, várias finalidades

Quando fizer uma receita que pede um ingrediente específico, tente utilizá-lo em outras preparações também. Assim, o ingrediente não fica guardado na geladeira por muito tempo, correndo risco de ir direto para a lixeira e sendo desperdiçado. Use a criatividade!

Investir em produtos organizadores

Ter contato visual direto com alimentos é um convite para consumi-los mais rapidamente, por isso, é interessante investir em prateleiras e potes transparentes. Já pensou em instalar uma prateleira apenas para seus temperos? É um jeito prático e funcional de ter à mão as especiarias que você mais gosta de utilizar ao cozinhar!

Organizando a geladeira

Pode até parecer que não, mas organizar a geladeira é super importante para evitar desperdícios. A maneira que você armazena os alimentos pode ajudar na hora do planejamento e mercado, por isso, organize cada espaço da geladeira com os alimentos, separando os itens que já estão abertos, os que precisam ser consumidos com mais urgência e os que possuem um prazo maior.

Organizando por validade/uso

Sempre que for armazenar produtos no armário, procure manter na frente os que estiverem abertos e com a data de vencimento mais próxima. Optando por utilizar primeiro os alimentos mais antigos, você evita o desperdício de comida. Utilize a mesma regra para os produtos que você mais utiliza no dia a dia, organize-os na frente do restante.

Curtiu as dicas? Conta pra mim nos comentários!

Um grande beijU da Alê Criballi

Quer ver dicas sobre organização? Segue a gente no facebook: https:www.facebook.com/organizandU

 

 

 

 

Gostou? Então nos ajude a espalhar esta mensagem por aí!



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *