Dicas para ter mais praticidade na cozinha por meio da organização

A cozinha é, com certeza, um dos principais cômodos da casa, pois, é nela que passamos boa parte do nosso tempo, seja cozinhando, buscando inspiração para uma receita ou apenas reunindo a família para o café da tarde.

Podemos afirmar também que, um ambiente de tamanha importância, necessita de certos cuidados e organização para funcionar perfeitamente e atender às necessidades de quem a utiliza. É importante ter em mente que a disposição de cada item dentro de uma cozinha deve contribuir com sua praticidade e funcionalidade.

Por isso, devemos pensar (ou repensar) cada objeto que temos na cozinha: se é útil, qual a frequência de uso e aonde o guardamos. Dessa forma, fica mais fácil perceber o que devemos replanejar/mudar de lugar. Alguns são detalhes simples, mas que na correria do dia a dia podem fazer uma grande diferença, eu garanto!

Confira algumas dicas para ter mais praticidade na cozinha por meio da organização:

1 – Parar tornar a vida mais prática: Utensílios usados com maior freqüência, como colheres, conchas e pegadores de arroz, podem ficar em cima de uma bancada num pote.

2 – Se você faz café diariamente: Os itens relacionados ao café devem ter um cantinho para só para eles e de preferência numa bandeja ou numa cesta. Açúcar, pó de café, cafeteira e xícaras sempre ä mão vão facilitar sua vida na hora da preparação do seu pretinho básico.

3 – Alimentos que acompanham o café (bolacha, torradas, biscoitos, barrinhas de cereais) também devem ficar juntos e de preferência num armário próximo ä bandeja de café.

Super dica: Para manter os biscoitos sempre frescos e crocantes, guarde-os num pote de vidro bem fechado. Isso evita que ele absorva umidade do ar e fique murcho.

4 – Para agilizar: Temperos e condimentos podem ficar em um porta-tempero pequeno sob uma bancada, numa gaveta ou porta especialmente desenhada para temperos ao lado do forno. Assim, fica mais fácil e ágil temperar e preparar os alimentos.

5 – As panelas costumam ser volumosas e ocupam bastante espaço nos armários, por isso, após analisar alguma opções de locais para guardá-las, cheguei a conclusão de que o melhor lugar para suas companheiras do dia a dia é um gavetão! Isso porque o gavetão é espaçoso, comporta um peso bacana e é muito mais fácil de abrir e garante maior facilidade em guardar as panelas.

6 – Ter uma tábua de vidro em cima da bancada onde você costuma preparar os a comida é útil, prático e resolve o problema de definição de espaço para corte dos alimentos.

7 – Dentro dos armários, a organização por setorização facilita a rotina de qualquer pessoa. Quando pensar em potes plásticos, por exemplo, não precisará abrir todas as portas pra achá-lo, já que eles estarão num lugar pré-determinado por você.

8 – Procure sempre guardar os panos de prato/copa em rolinhos ou dobrados na vertical. Uma dica é fazer a dobra de forma que você consiga visualizar o desenho ou estampa de cada um.

9 – Além do pano de prato, você também vai precisar de um bate mão, aquele paninho que serve exclusivamente para enxugar as mãos, diferente do que o que você usa para secar a louça. Atualmente o mercado conta com alguns modelos próprios para instalar na porta da geladeira, o que facilita muito!

10 – Alimentos como, arroz, feijão, açúcar e farinha são melhor armazenados e protegidos se ficarem acondicionados em vidros ao invés de plásticos. Caso você ache os vidros muito perigosos, principalmente se houver crianças em casa, aconselho a usar os potes herméticos de acrílico. Além de lindos, os potes herméticos conservam muito bem o alimento. Outra dica é escolher potes de vidro/acrílico retangulares e empilháveis, pois otimizam espaço.

Curtiu as dicas? Conta pra mim nos comentários!

 

Curtiu as dicas? Conta pra mim nos comentários!

Um grande beijU da Alê Criballi

Quer ver dicas sobre organização? Segue a gente no facebook: https:www.facebook.com/organizandU

Gostou? Então nos ajude a espalhar esta mensagem por aí!



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *