Muitas mulheres entram em crise existencial por acharem que não têm o que vestir.
Você já parou para pensar que o problema pode não estar na falta de peças do seu guarda-roupa mas no excesso delas? Isso mesmo. O fato é que às vezes nos esquecemos de combinar o que já temos e acabamos por investir em peças sem que haja realmente uma necessidade.
O armário cápsula pode ser considerado um caminho para nos desviar dos excessos, otimizar o guarda-roupa e ajudar até mesmo a economizar dinheiro.
Mas o que é a técnica do armário capsula afinal?
O termo “armário-cápsula” surgiu na década dos anos 1970 com a estilista Susie Faux, pensando em um armário com poucos itens, alguns essenciais que nunca saem de moda e outros atuais.
O que você precisa saber é que ele é basicamente um guarda-roupas com quantidades de peças limitadas, mas que dão a possibilidade de montar diversas composições.
Além do que para algumas pessoas a dificuldade na hora de se vestir vai diminuir bastante.
Você escolhe como montar o seu armário cápsula, fica ao seu critério, mas a ideia principal é que você faça o maior número de looks possível com o mínimo de roupas e pare de comprar por impulso.
Se você não sabe por onde começar eu vou te dar algumas dicas que podem ajudar:
• O número de peças deve variar de 40 a no máximo 50. Isso contando com acessórios, isto é, bolsas, sapatos, adereços etc;
• Não adianta, apenas sair doando ou se desfazendo de suas roupas e ficando com 40/50 peças. Na verdade, é necessário que as peças combinem entre si e que seja bem pensadas. Você deve escolher peças atemporais, que nunca saiam de moda. Uma saia lápis preta é necessária desde que combine com você, caso contrário você pode trocar por uma saia jeans.
• Organize suas peças por estação: É claro que você pode decidir como vai organizar as peças, mas a dica é pensar pelas estações do ano. Assim você se organiza de um jeito mais fácil;
• A boa notícia é que quando as estações mudarem você poderá trocar algumas peças do seu armário cápsula, assim você não ficará presa nestas 40 peças.
• Escolha peças neutras: Cores como preto, branco, cinza e marrom são muito mais fáceis de combinar. Se você gosta de cores vibrantes, aposte nos acessórios ou em peças coloridas que combinam com várias cores neutras
• Não deixe de ser você mesma! Você não precisa abandonar seu estilo, sabemos que geralmente as roupas refletem a personalidade e isso não deve ser deixado de lado;
• Para facilitar a montagem de looks crie um catálogo com fotos de suas roupas e tire um tempo para brincar com a montagem dos looks, incluindo acessórios.
Pra mim a melhor coisa do armário cápsula é que todas as peças que você tiver no armário serão amadas por você e você usará tudo e aquela sensação de não ter nada pra vestir vai ficar para trás.
Utilizar essa técnica é um modo de enxergar que não precisamos de tantas coisas para viver. É algo que nos faz reavaliar o que nos é realmente necessário e entender que o excesso nunca será um benefício.
Ao final de tudo, crie hábitos benéficos, se organize! Assim a motivação chega, fica e o foco se mantêm.
Curtiu as dicas? Conta pra mim nos comentários!
Um grande beijU da Alê Criballi
Quer ver dicas sobre organização. Segue a gente no facebook: https:www.facebook.com/organizandU