Dicas caseiras para acabar de vez com o mofo em casa

A meia estação se aproxima e com ela, o temido mofo, afinal, nesta época do ano, costumamos manter as janelas e portas mais fechadas do que abertas. Esses hábitos, infelizmente atraem a umidade para dentro dos cômodos da nossa casa. Os fungos vão dando as caras: nas paredes, nos móveis, tapetes, roupas, papéis e qualquer coisa/lugar que não tenha circulação de ar frequente.

Para enfrentar esse vilão, separamos algumas dicas caseiras para aplicar em seu lar. Veja:

 

Vinagre branco + água
Uma dica simples, é misturar 200ml de vinagre branco (sim, aquele de culinária) e 1 colher de sopa rasa de bicarbonato de sódio num recipiente borrifador e utilizar nos cômodos mais úmidos da casa. O vinagre possui um ácido, chamado “acético” e ele é ótimo para limpar móveis e objetos.

Giz
Sabia dessa? Para evitar o mofo no guarda-roupa, você pode colocar um saquinho de organza com giz (aquele escolar mesmo), e deixar nas gavetas ou pendurado. Como o giz é um absorvedor de umidade, ele é hiper eficiente e barato na guerra contra o mofo. Ah, você deve trocá-lo, pelo menos, a cada 3 meses.

Carvão
O carvão é outro absorvedor de umidade. Uma dica, é coloca-lo em algum recipiente aberto com um dente de alho grande e deixar em algum canto do imóvel que seja menos ventilado. Ele vai cumprir muito bem o papel de evitar o mofo no local!

Placas de isopor
Em locais úmidos, não tem jeito: o mofo sempre surge entre os móveis e a parede, o que também dificulta a limpeza, ainda mais sendo um móvel pesado, um espelho grande ou coisas do tipo. Neste caso, uma saída é colar placas de isopor ou cortiça entre o móvel e a parede, com cola fita dupla face.

Armários
Para evitar o mau cheiro dentro dos armários e expulsar os fungos, borrife a mistura de água + água sanitária/cloro. São 100 ml de água sanitária para cada litro de água. Nas gavetas, você pode passar um pano úmido com vinagre de álcool.

Roupas
Geralmente, com a presença dos fungos, as roupas ficam com um cheio horrível, independentemente de ter sido recentemente lavada. Para salvar a peça, você pode salpicar bicarbonato de sódio nela, deixar o produto agir por 10 minutos e guardar novamente. Outra dica, é armazenar essas peças em sacos de TNT.
Agora que você já tem as dicas, não tem mais desculpa para deixar o mofo tomar conta da sua casa. Lembre-se, livrar deste fungo, é manter sua saúde e evitar problemas futuros, como alergias e aparecimento de doenças crônicas.

 

E aí, gostou das dicas? Me conta nos comentários!

Gostou? Então nos ajude a espalhar esta mensagem por aí!



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *