O homem e a organização

Em muitos lares, a organização permanece inteiramente ligada à figura feminina. Nós mesmas temos o hábito de imaginar uma mulher quando o assunto é organização ou qualquer coisa referente aos cuidados com a casa. Até mesmo em livros, revistas ou artigos de internet, percebemos que o foco parece estar sempre voltado exclusivamente para com o público feminino.

O fato de pensarmos que apenas mulheres se preocupam com a casa e família, se deve a um padrão imposto por nossa sociedade patriarcal há séculos: A responsabilidade de cuidar do lar sempre foi atribuída apenas às mulheres.

Apesar disso, este paradigma vem sendo modificado dentro dos lares. Homens (e mulheres!) vem adquirindo cada vez mais consciência de que a divisão de tarefas no lar deve ultrapassar questões biológicas. De fato, os homens também organizam e esta é uma realidade que não pode ser ignorada.

Se antigamente o homem esperava que as tarefas de casa fossem cumpridas por sua mãe ou esposa, hoje ele tem a consciência de que faz totalmente parte da divisão de deveres dentro do lar. No mundo atual, homens dividem tarefas, horários e cuidam dos filhos tanto quanto as mulheres e isso é muito bacana.

Uma coisa legal sobre os homens, é que, de fato, eles são simples, práticos e muito lógicos. Por causa dessas características, podemos dizer que o homem possui uma habilidade incrível para organizar qualquer coisa.

É claro que não podemos generalizar, mas, geralmente, homens têm menos objetos e, por isso, conseguem levar uma vida minimalista e mais leve. Comparar a organização entre homens e mulheres é fácil: Observe um guarda roupa de ambos os sexos.

O armário do homem é sempre “enxuto”, possui poucas roupas, mas que permite várias combinações entre elas. Os acessórios também quase sempre são reduzidos, um relógio, um cinto ou uma pulseira. É sempre muito básico, mas suficiente!

As mulheres, por outro lado, quase sempre possuem muitos acessórios, um guarda roupa cheio de estampas, cores e tecidos, muitas bolsas e vários sapatos. Cada peça serve para uma ocasião diferente e juram de pés juntos que precisam de tudo ali pra viver bem. Uma mulher que possui muitas coisas acaba se perdendo e levando mais tempo para organizar suas coisas do que um homem, que possui apenas o necessário.

Por isso, para os homens é mais fácil manter a organização: eles são muito práticos, conseguem enxergar o que é realmente necessário e sabem que ter menos coisas é facilitar a vida, principalmente na hora de manter suas coisas organizadas.
De fato, nós mulheres, temos muito a aprender com os homens. É interessante parar para refletir sobre como eles possuem hábitos legais, tanto quanto garotas. Precisamos abrir, cada vez mais, espaço para a figura masculina se expressar sobre organização e assim contribuir com boas ideias para usarmos dentro de casa e em vida!

Curtiu as dicas? Conta pra mim nos comentários!

Um grande beijU da Alê Criballi

Quer ver dicas sobre organização? Segue a gente no instagram:@organizandu 

Gostou? Então nos ajude a espalhar esta mensagem por aí!



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *