Arrumar é o mesmo que organizar?

É comum, uma Personal Organizer escutar muitas vezes em sua carreira, uma frase bastante pitoresca dita por diversas pessoas: Seu trabalho é arrumar a casa?

Eu sei fazer isso, não preciso pagar para isso. Bom, não é nosso objetivo, em hipótese alguma, tomar o lugar das donas de casa, faxineiras ou ajudantes do lar, pois realmente sabemos que arrumar é bem diferente de organizar. No entanto, nosso trabalho pode minimizar o serviço do seu funcionário doméstico na limpeza e manutenção da casa, contribuindo para colocar a casa em ordem.

Para organizar qualquer ambiente, o Personal Organizer utiliza a metodologia adquirida em cursos e aperfeiçoamentos para planejar e implementar técnicas e procedimentos de organização de ambientes para facilitar o dia a dia das pessoas.

Por meio de muito estudo e planejamento ele apresenta soluções que facilitem e tornem mais prática à vida das pessoas. Para isso algumas etapas de trabalho são seguidas e possibilitam o sucesso da tarefa, baseada em metas e objetivos avaliados no início da atividade.

A setorização é uma das ações mais importantes no trabalho do consultor de organização ou Personal Organizer. É com essa setorização que se percebe,claramente, a diferença entre apenas arrumar e efetivamente organizar, já que a percepção é mais clara e visível aos olhos de quem vê.

Outra importante etapa é o descarte. Quando você guarda tudo sem olhar com a atenção necessária o que ainda tem uso, ou já está velho ou quebrado, você perde a oportunidade de se livrar (seja doando pra quem precisa, ou reciclando, ou ainda jogando fora o que já não serve mais) e abrir espaço para coisas novas.

Apenas com a arrumação, sem o planejamento necessário, fica bem difícil ter bons resultados, pois a arrumação não segue nenhum critério de setorização ou lógica clara. Realizada por instinto ou por impulso esse local arrumado pode vir a ser bagunçado com facilidade.

Acompanhe nosso Blog e veja aqui dicas para deixar tudo organizado!

Um grande beijU da Alê Criballi

Quer ver dicas sobre organização. Segue a gente no facebook: https:www.facebook.com/organizandU

Gostou? Então nos ajude a espalhar esta mensagem por aí!



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *