A organização de ambientes residenciais também contribui para evitar queda de idosos

No dia 24 de junho é comemorado o Dia Mundial de Prevenção de Quedas de Idosos e, por incrível que pareça, a organização de ambientes residenciais pode contribuir mais para evitar quedas de pessoas da terceira idade.

Uma casa desorganizada é um ambiente de alto risco de acidentes e quedas, tanto que, 70% dos acidentes com idosos acontecem dentro do lar, que podem desencadear desde fraturas até morte, em casos mais graves.

Já uma casa bem organizada, que tem tudo no lugar e garante a diminuição de objetos por toda parte, evita que os idosos fiquem expostos aos riscos de quedas. Um ambiente bem estruturado e organizado oferece uma vida com mais qualidade para nosso familiar longevo.

A população idosa brasileira está crescendo. Para se ter ideia, em 2013, eram 13 milhões e, a estimativa, é que em 2060 esse número chegue a 56 milhões.

Preparar a casa para receber o idoso é primordial para proporcionar maior segurança, já que esta faixa etária, geralmente, apresenta mais alterações em seu equilíbrio, algo que facilita a queda.

A idade afeta a fisiologia do ser humano e, por isso, os idosos tem mais dificuldade em caminhar. Além do que a pele do idoso é mais fina e um simples esbarrão pode provocar ferimentos.

Infelizmente nem todos conseguem ter uma casa projetada e adaptada por um arquiteto, mas algumas dicas podem melhorar o fluxo do lar e proporcionar maior conforto nesta fase de maior atenção.

Pensando nisso, selecionei algumas dicas para que você organize a casa e evite riscos de quedas e acidentes:

1- Evite deixar objetos espalhados pela casa: fios de instalações, brinquedos e outros pode atrapalhar a locomoção da pessoa idosa. Lembre-se: quanto menos objetos pelo caminho, menos chances de cair.
2- Mantenha cadeiras, poltronas e cama na altura certa: estas adaptações podem fazer uma grande diferença e evitar uma possível queda, já que a altura de alguns móveis pode interferir na postura ou dificultar a mobilidade do idoso
3 – Os tapetes podem ser empecilhos, portanto, prefira manter aqueles que sejam emborrachados e antiderrapantes. Use tapetes emborrachados antiderrapantes ou coloque fitas adesivas para prender o tapete ao chão.
4 – Iluminação: o comprometimento da visão pode ser um problema, principalmente à noite, porém, uma boa iluminação pode evitar quedas. A instalação de interruptores e abajures próximo à cama, pode auxiliar nos espaços da casa com pouca
5 – Na cozinha, mantenha os objetos de uso diário na altura da cintura, ou no máximo até a altura dos ombros.

Algumas mudanças podem auxiliar positivamente na vida de um idoso. Previna as quedas e proporcione aos seus familiares uma vida mais saudável.

Esse texto foi publicado originalmente na Revista Nova Família, onde Alê Criballi é colunista.

http://revistanovafamilia.com.br/colunistas/organizacao-tambem-contribui-para-evitar-queda-de-idosos/

 

Um grande beijU da Alê Criballi

Quer ver dicas sobre organização. Segue a gente no facebook: https:www.facebook.com/organizandU

Gostou? Então nos ajude a espalhar esta mensagem por aí!



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *