Doar é sinônimo de solidariedade – Dia de Doar organizado!

28 de novembro, foi comemorado o Dia de Doar. A data é na verdade uma grande campanha em promoção da cultura de doação no Brasil e também no mundo. Mais que isso, o Dia de Doar é um instrumento de mobilização social para a garantia de um país mais solidário e gentil com o próximo.

Advinda dos Estados Unidos, a campanha foi realizada no Brasil pela primeira vez em 2013 e de lá pra cá só vem crescendo. A grande mente (e coração!) por trás de tudo é uma organização americana, mais conhecida como 92Y, que fica em Nova Iorque. O movimento se expandiu tanto que atualmente 35 países participam oficialmente da ação solidária.

No Brasil a campanha é  organizada pelo Movimento por uma Cultura de Doação, uma coalização de organizações e indivíduos que querem promover a cultura de doação no país.

Este ano, o dia 28 de novembro (terça-feira), foi escolhido para ser o dia oficial do Dia de Doar. Geralmente a ação acontece logo na sequência de datas comerciais famosas como Black Friday e Cyber Monday.

Nos Estados Unidos a campanha recebe outro nome: #GivingTuesday, que significa “Terça-feira de Doação”, e é sempre realizado logo após a celebração do Dia de Ação de Graças (Thanksgiving Day), quando é ideia é ascender o espírito de solidariedade de cada um.

Mas doar o que?

Vai depender da organização que você está disposto a ajudar. Além de objetos usados é possível doar serviço também. No último 22 de novembro, decidi ajudar com minha contribuição: um dia de organização completo para uma instituição. Para esta ação outras 9 Personal Organizers foram convidadas para me ajudar no projeto Dia de Doar Organizado. São elas: Liliane Aragão, Beth Brum, Marta Emin, Juliana Aragon, Laly Longo, Lu Ianace, Mara Bia, Priscila Fulanetti e Valéria Bartasinkas

Sorteada, a ONG ANUEPO – Associação do Núcleo de Enfrentamento da Pobreza, localizada na cidade de Cotia, foi a grande vencedora de um dia especial de renovação. Vários ambientes da ONG foram transformados: bazar, escritório, sala de artesanato e salas das oficinas.

Foram dois dias de muita dedicação, trabalho, comprometimento e engajamento com a causa e que resultaram numa grande mudança. Os ambientes ganharam outra cara e facilitarão muito a vida de quem irá passar pela ANUEPO daqui pra frente!

O maior objetivo do Dia de Doação é na realidade muito óbvio: estimular cada pessoa ou organização a participar e apoiar a ação. Ano que vem tem mais!

Acesse o site da campanha e saiba mais: www.diadedoar.org.br

Um grande beijU da Alê Criballi

Quer ver dicas sobre organização. Segue a gente no facebook: https:www.facebook.com/organizandU

Gostou? Então nos ajude a espalhar esta mensagem por aí!



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *