Atinja suas metas com o incrível método SMART

Alguma vez na vida, você já teve a sensação de não estar sendo produtivo o quanto gostaria? Pois é, às vezes e por inúmeras razões, acabamos caindo na armadilha da comodidade e ficamos com essa sensação de incapacidade sobre nossos sonhos e vontades.

Apesar disso, existem métodos e mecanismos que podem sim auxiliar na tarefa de conquistar nossos objetivos. O método SMART, por exemplo, é uma ferramenta simples e acessível para o desenvolvimento de metas. Qualquer pessoa determinada pode traçar seus objetivos a partir desta e atingi-los, claro, desde que siga as regras básicas com muito foco e persistência.

Em inglês, a palavra SMART significa “inteligente” e como método, possui uma única finalidade: Fazer com que seus objetivos se realizem, incontestavelmente. O melhor é que este método pode ser aplicado qualquer aspecto da sua vida, seja para organizar, emagrecer, realizar uma viagem, terminar de escrever um livro… São várias as possibilidades, basta ser criativo e objetivo!

Como usar o SMART?

Além de significar “inteligente”, a palavra SMART é uma sigla para:

1 – S: be specific – ser específico 2 – M: be measurable – ser mensurável 3 – A: be attainable – ser atingível 4 – R: be realistic – ser realista 5 – T: timely – ser tangível

1 – Specific / Específico:

O primeiro passo é definir o objetivo, que deve ser simples e específico ao máximo. Como expliquei acima, este item pode ser qualquer coisa que você determine como importante de ser alcançado.

2 – Measure / Mensure:

O segundo passo é estabelecer suas próprias regras para “medir” seu progresso na realização do objetivo proposto por você. Só assim você será capaz de julgar/mensurar se o objetivo foi alcançado ou não.

3 – Atingíveis / Atingível:

Esse passo pede que você coloque seus pés no chão, ou seja, o objetivo até pode ser um tanto ousado, mas ao mesmo tempo é preciso que ele também seja alcançável. Estabelecer um objetivo fora da realidade apenas lhe trará a sensação de frustração, portanto, seja consciente!

4 – Relevant / Que seja relevante:

A palavra relevante é auto-explicativa. Opte por objetivos que sejam relevantes para sua vida e seu momento. Assim, quando alcançar alguma meta ficará satisfeito e motivado para outros desafios.

5 – Time-based / Coloque um prazo:

Por fim, o quinto passo determina que seu objetivo precise ter um prazo, ou seja, uma data específica para ser alcançado. Assim, você evita que o desafio acabe em um looping de procrastinação.

Aposto que agora que você conhece o método SMART, já tem até um plano de ação para colocá-lo em pratica na sua vida. Acredite! Este método pode te ajudar a alcançar sonhos e realizações fantásticas: Basta ter vontade, paciência e persistência no que você acredita. E se ainda ficou alguma dúvida veja a explicação que dei sobre o assunto lá no programa Premium News da rede Premium TV e depois me conta se colocou em prática.

Um grande beijU da Alê Criballi

Quer ver dicas sobre organização. Segue a gente no facebook: https:www.facebook.com/organizandU

Gostou? Então nos ajude a espalhar esta mensagem por aí!



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *