8 dicas para uma mudança organizada e sem dor de cabeça

É quase uma certeza que pelo menos uma vez na vida, você vai se encontrar na necessidade de se mudar de casa. Seja pela faculdade em outro estado, porque a casa não tem espaço para as crianças ou porque você pre-ci-sa morar perto do metrô.

Geralmente, o grande problema que as pessoas têm com mudança, é aquele pensamento de desgaste (físico e psicológico) e estresse que isso pode render. Só de pensar em empacotar alguma coisa… Já bate o desespero. É claro que a mudança é uma grande tarefa, mas, isso não significa nem um pouquinho que tem que ser uma dor de cabeça também.

Na verdade, às vezes a gente dá uma dimensão gigante e desnecessária pra coisas que nem são monstros de 7 cabeças. Então, é basicamente aqui que entra a arte da organização: Não há nada mais eficaz do que organizar seu roteiro de mudança para uma transição livre de preocupações.

Acredita em mim, amiga! Se você se concentrar nas próximas dicas, sua mudança vai ser um sucesso (isso também significa sem dor de cabeça!):

1 – O primeiro passo é colocar tudo na ponta do lápis! Pegue um bloco de anotações e comece observando os móveis e objetos. De repente, nesse meio tempo você pode se dar conta de que não quer mais alguma poltrona ou armário. Essa é a hora perfeita pra você se desfazer de coisas que não usa mais, o que facilita (e muito!) na hora de encaixotar o que é importante.

2 – Tire a medida de todos os móveis e objetos escolhidos para saber se irão caber na nova casa, afinal, nada a ver levar algo que nem passa pela sua nova porta!

3 – Liste todos os móveis e objetos especiais que não podem ser deixados para trás de jeito nenhum. Essa é a hora perfeita pra checar aquela gaveta bagunçada de coisas: Decida o que é relevante e o que não é. Uma das coisas mais positivas em se desfazer de objetos, é que você acaba abrindo espaço para que novas coisas cheguem!

4 – Ao empacotar suas coisas, tente colocá-los em grupos e de acordo com sua utilidade. Por exemplo, artigos de papelaria reunidos numa caixa só, higiene em outra, roupas em outra. Misturar higiene com papelaria só faria mais bagunça, certo?!

5 – Use etiquetas para identificar do que se trata cada caixa ou embrulho. Assim, ao chegar no novo lar, você consegue adiantar a tarefa da organização e deixar os artigos de cozinha na cozinha, de banheiro no banheiro e assim por diante. Essa dica facilitará muito na hora de desempacotar as coisas.

6 – Fique atenta aos objetos frágeis que podem se romper no transporte! Para estes, é recomendado que você os embrulhe em jornais, tecidos e até plástico bolha. Você não vai querer ver suas louças francesas em cacos, não é mesmo?

7 – Falando em transporte, não se esqueça de fazer orçamentos com as empresas transportadoras. Anote tudo: Os valores, o trajeto, o tempo…

8 – Precisa de ajuda? Não hesite em chamar amigos ou família para dar uma forcinha, afinal, carregar móveis é um serviço pesado e é óbvio que uma pessoa só não dá conta.

Bem, ir pra outro cantinho pode ser uma tarefa trabalhosa, mas, essas dicas são a prova de que é possível fazer uma mudança organizada e sem dor de cabeça. Aproveite o novo lar sem estresse!

Um grande beijU da Alê Criballi

Quer ver dicas sobre organização. Segue a gente no facebook: https:www.facebook.com/organizandU

 

Gostou? Então nos ajude a espalhar esta mensagem por aí!



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *