Amigo secreto: Dicas para não errar na brincadeira

O fim do ano é, provavelmente, a época mais agitada do ano. As festas natalinas se aproximam e todos correm para garantir os presentes de familiares e amigos. Uma celebração bastante comum nesta época é o amigo secreto (ou amigo oculto!), uma verdadeira tradição em festas familiares, às vezes com amigos e também entre colegas de trabalho.

Mas, a brincadeira de trocar presentes, por alguns motivos, pode acabar dando errado e estragando um momento que deveria ser de descontração. Sempre pode acontecer de alguém comprar o presente fora do combinado, faltar sem avisar previamente e assim acabar deixando a festa num clima chato.

Para que problemas assim não aconteçam, reunimos algumas dicas para que sua comemoração entre amigos e familiares seja um sucesso:

Marcando a data

É importante que o dia da confraternização seja bem pensado para que todos possam participar. Marcar o dia da comemoração para o fim de semana, por exemplo, é um erro, pois, finais de semana geralmente são mais corridos para as pessoas. O ideal é que a troca de presentes aconteça num dia e horário em que todos possam estar reunidos. No trabalho pode ser combinado ao final do expediente.

Atenção nos números

Numa grande empresa, principalmente, pode acontecer de todos resolverem participar da comemoração. Apesar de parecer uma ideia boa e inclusiva, muitas pessoas reunidas num grupo só podem acabar estragando o jogo, pois, é muito cansativo escutar cada pessoa discursando. Para evitar o clima chato, é importante que os participantes sejam limitados ou distribuídos em grupos. Desse jeito, a brincadeira acontece para todos e de forma divertida!

Amigo secreto com tema

Às vezes, para alguns, a parte chata do amigo secreto é justamente tentar adivinhar o que a pessoa sorteada em questão gostaria de ganhar. Por isso, propor um tema facilita na hora de comprar o presente. Você pode fazer de chinelos, canecas, livros e o que mais a criatividade permitir. Planejando dessa forma poupamos tempo, as expectativas não se rompem e todos saem contentes com seus presentes. Tente!

Sorteio moderno

Como você faz o sorteio dos participantes para a brincadeira? Aposto que manualmente, cortando cada pedacinho de papel com os nomes escritos de caneta. Apesar de ser tradição, esse tipo de sorteio pode acabar se tornando desgastante, pois, sempre acontece o imprevisto de alguém desistir da brincadeira ou querer ser incluída, daí você já sabe: reúne todo mundo de novo pra resortear. Para evitar esse gasto de tempo (e papel!), existem sites com a finalidade de criar sorteios personalizados para amigo secreto. Tudo é feito automaticamente, rápido e fácil!

O valor do presente

É muito chato dar para seu amigo secreto um presente super legal como, por exemplo, um tablet e receber um par de meias. Para que esse tipo de situação não ocorra, é importante estipular um valor mínimo e máximo do presente. Acredite: isso evita que as pessoas saiam frustradas da brincadeira.

Compromisso

Todo mundo sabe: se alguém falta, a brincadeira toda se compromete. Por isso, é importante que seja incluso apenas pessoas que realmente irão ter disponibilidade para participar da brincadeira. Se um imprevisto acontecer, é melhor avisar antes e se acontecer em cima da hora, o presente pode ser deixado com outra pessoa para ser entregue. Não tem desculpa!

Participar de muitos amigos secretos

Apesar de te poupar de dar um presente para cada pessoa (membros da família ou amigos da empresa), também pode ser uma cilada se mal planejados, pois, além de pesar no bolso, se você quiser entrar em vários ao mesmo tempo pode comprometer sua agenda uma vez que deverá estar em vários locais e dias diferentes para dar conta de inúmeros compromissos e, se a comemoração for num barzinho ou restaurante, daí sim a conta vai ficar mais cara ainda. Se programar e organizar sua participação é primordial. Dizer alguns nãos às vezes é necessário!

Viu só? Organizar um amigo secreto pode ser divertido! Agora que você já tem todas as dicas para arrasar na comemoração, mãos à obra!

Gostou? Então nos ajude a espalhar esta mensagem por aí!



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *