Quando montar a árvore de Natal?

O Natal é um evento bastante inspirador e isso não se pode negar! Quando o fim do ano se aproxima, ficamos ansiosos para enfeitar nosso cantinho e esperar as festividades. Geralmente é quando reunimos a família, pegamos os enfeites guardados no baú e decoramos a casa em conjunto, em meio a risadas e alegria. Nos outros lares vemos a mesma cena: luzes iluminam as casas da vizinhança, guirlandas enfeitam portas e árvores de Natal são montadas em homenagem a esta época tão brilhante.

Mas, falando em árvores de Natal, você sabe qual o momento certo de montá-la?
Segundo a tradição católica romana, o momento ideal para montar a árvore de Natal é no primeiro domingo do Advento – período litúrgico que dura quatro semanas e celebra o nascimento de Jesus Cristo.
Geralmente, o primeiro domingo do Advento acontece em novembro, mas, como ele varia de ano para ano, não há uma data específica. Apesar disso, identificar o dia correto é fácil, basta contar quatro domingos antes do Natal (25 de dezembro).
Além disso, a tradição impõe que a árvore de Natal não deve ser montada de uma vez, mas sim aos poucos e intensificando a montagem a partir de 17 de dezembro (quando a bíblia começa a falar de Jesus Cristo).

E o presépio?
O presépio aparece no terceiro domingo do Advento, por isso, ele deve aguardar para ser montado em 15 de dezembro. A data também é uma alternativa para a montagem da árvore de Natal, alguns católicos têm o costume de deixar ambas montagens para este dia.

E quando devemos desmontá-la?
De acordo com a igreja católica, devemos desmontar a árvore de Natal no Dia de Reis, 6 de janeiro, que marca o fim das festividades. Apesar disso, este ano a celebração será estendida até 12 de janeiro, devido à celebração litúrgica.

História da árvore de Natal
Segundo o site Sua Pesquisa, a montagem da árvore começou em 1530, na Alemanha, com o teólogo e monge Martinho Lutero:

“Numa determinada noite, enquanto andava pela floresta, Lutero ficou impressionado com os lindos pinheiros cobertos de neve. As estrelas do céu ajudaram a formar a imagem que Lutero reproduziu com galhos de árvore em sua residência. Além das estrelas, algodão e outros ornamentos, Lutero usou velas acesas para mostrar aos seus familiares a linda cena que havia visto na floresta”.

E aí, já começou a montar sua árvore? Espero ter tirado todas as suas dúvidas!

Um BeijU!

Gostou? Então nos ajude a espalhar esta mensagem por aí!



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *