Saiba como fazer o descarte correto de lâmpadas, pilhas, eletrônicos e outros objetos

A preocupação com o meio ambiente e a conscientização sobre a fabricação e destino do lixo que geramos é uma crescente em muitas cabeças por aí. E não é por acaso, né? A humanidade, por exemplo, consegue produzir mais de duas toneladas de lixo por ano no mundo. Isso mesmo, num único a-n-o! Por isso, esse é um assunto cada vez mais pertinente em rodas de conversa, palestras e debates.

É questão de consciência: assim como possuímos carinho pelos alimentos e objetos que vamos consumir, devemos ter o mesmo cuidado ao descartá-los. Tudo importa. E, quanto mais nos tornamos conscientes sobre o lixo, é natural que algumas dúvidas surjam, principalmente sobre o destino final de coisas específicas.

Afinal, o que fazer com os remédios já vencidos? E uma lâmpada que pifou? Onde descartar?

Vem que eu te conto:

Lâmpadas Fluorescentes – A coisa certa a se fazer é levar a lâmpada fluorescente embrulhada em algumas folhas de jornal até um ponto de descarte.  Se a mesma se quebrar, tenha cuidado para pegar os cacos e o pó que existe dentro das lâmpadas. Por ser tóxico, é importante que você descarte esse pó, pois, ele pode contaminar o solo.

Óleo de cozinha – Nunca jogue óleo na pia da cozinha, em hipótese alguma, pois, isso pode contaminar o maior bem da humanidade: a água! Ao invés de jogar óleo velho (e sem cautela nenhuma), separe-o em garrafas pets e procure o ecoponto mais próximo no seu bairro. Muitas cidades já aderiram à essa ação de coleta consciente.

Pilhas e baterias – Descartar pilhas ou baterias em qualquer lugar é um verdadeiro crime ambiental! Isso porque, dentro destes dispositivos existem componentes químicos como mercúrio e outros que podem contaminar o solo. Geralmente, supermercados, farmácias e estabelecimentos comerciais específicos recebem esses tipos de produto, portanto, basta procurar o ponto mais próximo de sua casa.

Eletrônicos – Assim como pilhas e baterias, objetos eletrônicos em geral possuem componentes severamente químicos que podem contaminar o solo. Por isso, o lixo eletrônico deve ser levado até pontos de coleta específicos. Alguns fabricantes já coletam materiais eletrônicos, até mesmo indo buscar na sua residência. Legal, né?

Remédios – Assim como os outros objetos citados acima, os medicamentos precisam de cuidados especiais. Como sabemos, remédios são drogas tóxicas (ao solo e para humanos quando não há necessidade) e, por isso, não podem ser descartados no lixo comum. Geralmente postos de saúde, hospitais e farmácias são pontos de coleta para embalagens e remédios vencidos. Se os medicamentos estiverem no prazo de validade, não jogue fora! Faça uma boa ação e doe-os a instituições carentes.

Pontos de coleta – Cada cidade/estado possui pontos de coleta de lixos especiais, portanto, é preciso verificar com a prefeitura da sua cidade lugares que recebam esses materiais. Em 2019, São Paulo (SP) lançou o movimento Recicla Sampa, que tem como objetivo aumentar a coleta seletiva na cidade. Você pode conferir no site oficial locais e endereços para vários pontos de coleta de resíduos.

E aí, deu pra tirar suas dúvidas? Comenta aqui em baixo, sua opinião é importante pra mim!

Um grande BeijU da Alê!

Gostou? Então nos ajude a espalhar esta mensagem por aí!



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *