Mottainai: A filosofia sustentável

Quem um dia já teve contato com a cultura japonesa sabe que ela possui muita tradição e costumes que encantam qualquer povo do mundo. O Japão possui filosofias únicas que, ao serem praticadas, podem trazer qualidade de vida e bem estar às pessoas. Uma delas é a Mottainai, expressão japonesa antiga que significa “que desperdício!” ou “que pena”.

O Mottainai é a cultura do desperdício zero sobre todo e qualquer recurso que tenhamos disponível no mundo. É ter consciência sobre o valor das coisas e utilizá-las com respeito, diminuindo ao máximo o desperdício e contribuindo com hábitos mais sustentáveis.

Um grande exemplo de desperdício é a comida. Segundo a ONU (Organização das Nações Unidas), 870 milhões de pessoas passam fome no mundo enquanto 1,3 bilhões de alimentos são desperdiçados, de acordo com a FAO (Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura).

Saber que tanta comida é desperdiçada enquanto milhares de pessoas passam fome é, de fato, alarmante. É por conta dessas situações que algumas pessoas começaram a movimentar e ressaltar a filosofia Mottainai.

A empresária Tiemi Yamashita desenvolveu o projeto Mottainai, que visa incentivar pessoas a práticas mais sustentáveis a partir da filosofia japonesa.

Segundo o site, “o Mottainai traduz os valores contemporâneos ao assimilar as necessidades que temos de utilizar os recursos ao nosso redor do melhor jeito possível, eliminando o desperdício e fazendo com que criemos um novo modo de encarar as situações do cotidiano através da educação ambiental, redução de custos e aprimoramento do capital humano.”

O consumo sustentável vem ganhando adeptos a cada dia e a filosofia Mottainai reforça estas práticas sustentáveis. O melhor é que qualquer pessoa, em qualquer lugar do mundo, pode adotar simples ações e evitar o desperdício.

Na organização, também podemos adotar vários hábitos positivos e sustentáveis. Organizar e planejar melhor a cozinha, por exemplo, é um meio para evitar que alimentos acabem parando no lixo sem nenhuma necessidade.

Confira algumas dicas para evitar o desperdício de comida na cozinha:

  • Antes de ir ao mercado, é importante pegar uma caderneta e fazer um planejamento, ou seja, anotar as refeições que serão feitas na semana e assim comprar apenas o que é realmente necessário.

 

  • Feira ao ar livre é tudo de bom, afinal, só lá encontramos produtos verdadeiramente frescos e até mesmo orgânicos. Mas antes de colocar na sacola é preciso ficar atento, pois, hortaliças e frutas tendem a perecer rapidamente. Por isso, é importante comprar apenas o necessário, pequenas porções que serão consumidas logo.

 

  • Ao organizar e guardar os alimentos, procure separar entre os que foram recentemente comprados e têm maior validade, dos que já estão guardados há um tempo. Sendo assim, sempre que for cozinhar ou consumir, considere escolher primeiro os mais “antigos”.

Estas são apenas algumas práticas de organização a se fazer para evitar o desperdício de alimentos, mas podemos aplicar o Mottainai a uma série de outros recursos e questões da nossa vida.

O passo mais importante é a consciência de que grandes partes dos recursos que temos disponíveis podem estar sendo descartados simplesmente por falta de planejamento e organização.

Evitar o desperdício geral é ter responsabilidade e respeito com o planeta. O Mottainai é um lembrete de como é possível mudar hábitos e contribuir para a uma sociedade sustentável. E é sempre bom ressaltar: A mudança começa em nós!

FONTES:

FAO: 30% de toda a comida produzida no mundo vai parar no lixo

FAO: fome aumenta no mundo e afeta 821 milhões de pessoas

Curtiu as dicas? Conta pra mim nos comentários!

Um grande beijU da Alê Criballi

Quer ver dicas sobre organização? Segue a gente no instagram:@organizandu 

 

 

 

 

Gostou? Então nos ajude a espalhar esta mensagem por aí!



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *