Ano novo, vida nova e hábitos renovados: motive-se e mude!

O rito de passagem de cada ano é marcado (para muita gente), com promessas, pedidos e até oferendas. As pessoas geralmente desejam mudança de vida, seja na carreira ou vida pessoal, um mundo melhor e o de sempre: paz. Tem gente que pula as ondinhas, entra debaixo da cachoeira, usa roupas coloridas e toda aquela tradição.

Em meio a tantas orações e pedidos, tudo o que mais queremos e esperamos do ano que se inicia, é sem dúvida alguma, uma grande renovação. Seja de ares, de pessoas ou de sentimentos. O fato é que sempre que eventos como esse acontecem, acabamos focando somente em nós mesmos e nos esquecemos de outras importâncias. O que quero dizer é que, existem coisas que precisam de atenção tanto quanto a gente.

O lar é um exemplo. É um espaço que merece renovação assim como às vezes precisamos de uma “faxina” interior. Organizando a casa, a qualidade de vida melhora assim como o bem-estar da família que vive ali, entre outros aspectos. Começar o ano com a casa de ponta cabeça não dá, né?

Por outro lado, sabemos que nem sempre é fácil reconhecer a hora de se desfazer das coisas, mesmo que já não sejam tão úteis. Pode não ser fácil, mas também não é impossível. Aliás, o hábito da organização tem esse poder de tornar tudo mais fácil ou prático. Para essa tarefa reuni algumas dicas para você se desapegar de vez e transformar seu lar:

♦ Trace metas: Tá aí um passo crucial, talvez o primeiro. Metas se diferenciam de objetivos porque elas têm prazo, isso significa: nada de procrastinação! Se for mais fácil, dê uma volta pela casa, observe (e seja sincera!) e anote tudo o que é preciso ser mudado.

♦ Comece pelo mais fácil: Se você não tem muita prática ou está com algum receio, comece pelo mais fácil. Esvazie aquela gaveta cheia, separe de um lado o que vai ser descartado e o que continua na gaveta. É um bom jeito de começar organizando: do mais simples ao mais difícil.

♦ Desapega: Algumas pessoas não conseguem se desfazer de objetos, não por acomodação, mas muitas vezes por trazerem boas lembranças de algum determinado tempo. Lidar com essas coisas pode ser delicado, mas é preciso ter consciência de que não precisamos guardar todas as boas recordações no armário. Não tem jeito, tem que se desfazer! Sendo assim, comece eliminando coisa por vez, como aquela xícara herdada de sua avó que nem asa tem mais.

♦ Descartando: Sabe aquela coleção de enfeites na cômoda? E aquelas revistas velhas empilhadas em cima do guarda-roupas? Os cupons fiscais? Geralmente guardamos muitos papéis achando que um dia vamos precisar e todos têm o mesmo fim: o fundo da gaveta. O segredo é descartar! Você não precisa de objetos sem utilidade e empoeirados, certo?

♦ Produtos eficientes: Organizadores como caixas, colmeias e cestos são uma ótima pedida para ambientes com espaços pequenos. Eles são responsáveis por otimizar os cômodos, auxiliando também a manter tudo no lugar. Use os produtos de forma que trabalhem bem para você e ajude a organizar cada espacinho de seu lar. Aliás, não se esqueça de manter somente o que for necessário.

Ano novo, vida nova, hábitos renovados

Também é importante enfatizar: a desorganização é o primeiro sinal de que as coisas precisam e devem ser mudadas. Esse tipo desejo pode se manifestar em qualquer momento, mas existe época melhor para grandes mudanças que a virada de ano?

A passagem de época é, geralmente, muito inspiradora para quem busca renovação, seja no ambiente profissional ou em casa. Com este último, devemos ter um cuidado especial, já que se trata de um lugar onde passamos boa parte do nosso tempo. E, por isso, é importante frisar que existem bons hábitos de organização do lar que podemos colocar em prática para um novo ano:

♦ Ao acordar: A revolução pode estar nos pequenos detalhes, então que tal começar por um hábito benéfico e ao mesmo tempo muito simples? Manter a cama arrumada é uma simples ação que dá ao ambiente um ar limpo e organizado. Sendo assim, coloque este hábito como uma prioridade para todos os dias. Você verá que o dia começa melhor depois que arrumamos a cama!

♦ As roupas: Sabe a mesinha do computador onde suas roupas são acumuladas todos os dias? Acabe com isso de uma vez por todas! Reserve alguns minutos do dia e separe o que volta para a gaveta e o que vai direto para a máquina de lavar. Dobre tudo e nunca se esqueça de mantê-las somente dentro do guarda-roupas, seu devido lugar.

♦ Os sapatos: Todos os dias acumulamos milhares de resíduos nos sapatos, o que geralmente acabamos levando para casa também. A dica é que toda essa sujeira não entre em casa. Para isso, que tal começar a manter os sapatos do lado de fora? Deixe uma sapateira organizadora na porta de entrada com uma plaquinha de aviso aos convidados. Assim você mantém todos bem longe dos germes e impurezas!

♦ Ao fim do dia: Separe cinco minutos antes da hora da família dormir, reúna todos e peça para chequem cada cômodo da casa para identificar o que está fora do lugar: brinquedos, roupas, alguma louça na pia… Estes poucos minutos irão auxiliar para que o próximo dia comece com menos tarefas e mais limpeza.

E aí? Curtiu as dicas?

O maior segredo de uma vida e casa renovada é, sem dúvidas, novos hábitos de organização. Estas são algumas dicas que, se aplicadas, irão te ajudar a deixar tudo equilibrado para uma vida de maior qualidade. Com o tempo do exercício, elas virarão hábitos e transformarão seu cotidiano e de sua família. E, apesar do rito de passagem que nos motiva, nunca se esqueça: é sempre tempo de mudar!

Gostou? Então nos ajude a espalhar esta mensagem por aí!



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *